NOTÍCIAS

CEF divulga calendário de saques do FGTS

14/02/2017 (12:00)

CEF (Caixa Econômica Federal) vai abrir mais cedo entre esta quarta-feira (15) e a próxima sexta-feira (17) e até no sábado (18) para atender os trabalhadores interessados em sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS.

Poderão sacar a grana quem tiver contas paradas no banco até dezembro de 2015 (veja abaixo o calendário de saques).

Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente do banco, Gilberto Occhi, informou que cerca de 30 milhões de trabalhadores serão beneficiados com os saques de aproximadamente 49 milhões de contas sem movimentação, em que estão depositados cerca de R$ 43 bilhões.

— A Caixa, a partir de amanhã, abrirá todas as suas agências até a próxima sexta feira, 2 horas de antecedência, para que possamos fazer um atendimento melhor.

No próximo sábado, a Caixa Econômica Federal vai abrir as portas em 1.891 lugares em todo o Brasil, das 9h às 15h da tarde, para que possa atender os trabalhadores que não puderem ir em dia de semana.

ACESSE O SITE DO FGTS E VEJA SEU SALDO

Eufórico com o anúncio, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), pediu palmas “frenéticas” aos ministros e autoridades presentes.

Disse ainda que o assunto foi discutido à exaustão no final de 2016, quando o governo e outros órgãos discutiam.

— Discutíamos como injetar valores na economia brasileira de igual maneira a acolher pleitos às chamadas contas inativadas do FGTS, diante da evidente recessão em que estávamos, com muitas famílias endividadas, muitas empresas endividadas.

Com o anúncio desta quarta-feira, as agências que às 10h passarão a atender a partir das 8h e, onde o atendimento começa às 11h, a abertura será às 9h até a próxima sexta-feira (17). O horário de fechamento das agências bancárias não muda.

Além do atendimento presencial, a Caixa também criou um site exclusivo para detalhar como será feito o saque das contas inativas do FGTS — www.caixa.gov.br/contasinativas.

Também está disponível uma linha 0800 para quem preferir pegar mais informações pelo telefone. O número é 0800-726-2017.

 

Toda vez que o trabalhador começa atuar em uma nova empresa, é aberta uma conta na Caixa Econômica Federal para firma fazer pagamentos do FGTS.

As contas sem movimentação são aquelas que não receberam recursos a partir de 2016 — ou até dezembro de 2015, conforme anunciou o governo.

Os recursos do fundo ficam inativos quando os trabalhadores deixam o emprego por vontade pessoal.

Nesses casos, ele só poderá sacar essas verbas todas de contas inativas ou quando se aposenta ou na hipótese de comprar um imóvel.

Calendário de saques

Os resgates do dinheiro das contas inativas estarão disponíveis a partir de março. Poderão sacar primeiro os nascidos em janeiro e fevereiro, a partir de 10 de março.

Já os nascidos em março, abril e maio poderão resgatar o dinheiro a partir de 10 de abril. Quem nasceu nos meses de junho, julho e agosto poderá pedir a grana do dia 12 de maio em diante.

Os trabalhadores brasileiros que nasceram em setembro, outubro e novembro poderão resgatar os recursos a partir de 16 de junho.

Por fim, os nascidos em dezembro poderão sacar a grana a partir do dia 14 de julho.

Também estavam presentes os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Henrique Meirelles (Fazenda), Ronaldo Nogueira (Trabalho) e Dyogo Oliveira (Planejamento).